O ACESSO WIRELESS DA BIBLIOTECA ESTÁ BLOQUEADO NO MOMENTO PARA TRANSMISSÃO AO VIVO.

O EVENTO SERÁ GRAVADO E TRANSMITIDO POSTERIORMENTE.

IV CONFERÊNCIA DE CULTURA - AO VIVO

Baixe o Flash Player para executar...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Matéria do jornalista Ricardo Daehn

Ao Correio Braziliense

Editoria de Cultura

Clara Arreguy

Brasília, 15 de fevereiro de 2009.



Prezada,



Pessoalmente, sou testemunha de seu cuidado e apreço com a informação à frente dessa editoria. Entendo que no percurso de uma matéria jornalística, muitas armadilhas podem acontecer para um repórter com pouca experiência ou em início de carreira. Como sei que esse não é o caso do jornalista Ricardo Daehn, pois acompanho seu eficiente trabalho nas páginas do Correio, gostaria de aqui fazer uma observação sobre a matéria intitulada Apoio Triplicado que foi publicada neste último sábado, dia 14.



Infelizmente, os fatos ali contidos enfocam apenas um ponto-de-vista, ou seja, o da Secretaria de Cultura, o que torna a informação incompleta. Num descuido, talvez, o experiente repórter só ouviu um dos lados. A classe artística não foi ouvida sobre o assunto.

Não é verdade que a Secretaria ouviu a comunidade sobre o edital 2009, como também não é verdade que o FAC 2008 atrasou devido a pendências em vários projetos dos artistas, mais sim, devido à morosidade e má vontade da Secretaria de Planejamento no repasse dos recursos e da própria Secretaria de Cultura, carente de visão e de políticas culturais.

Quanto aos valores, o que a comunidade esperava está acima dos parcos 11 milhões anunciados pelo Secretário Gorgulho. Os recursos do FAC, que por lei agora estão vinculados à receita líquida do DF, com percentual de 0,3%, aliás, uma conquista dos artistas do DF, e após extensa discussão e acordos na Câmara Legislativa, deveriam chegar neste momento a um valor mínimo de 24 milhões.

Se, como dizem na matéria, que até o final do ano o FAC chegará a um teto de 20 milhões, caberia, no mínimo, uma pergunta, onde estarão os outros 4 milhões? Há mais distorções e politicagens nos bastidores do FAC, do que ainda possa vislumbrar nossa boa fé e paciência no que diz respeito às autoridades do setor cultural do governo Arruda.

Iremos para as ruas, na terça-feira, dia 17, às 8h, questionar a ausência de política cultural desse governo e o discurso oblíquo que o mesmo divulga na mídia. A organização do evento é do Fórum de Cultura do DF, instância que reúne artistas de vários segmentos, linguagens e expressões. Iniciaremos atividades performáticas na rodoviária, informando a população sobre a verdade, finalizando com um cortejo até a Secretaria de Cultura. Os passos seguintes, certamente, serão em direção ao Ministério Público.



Atenciosamente,

Adeilton Lima

Ator – DRT 1642

Nenhum comentário:

Vassoura Elétrica - Feijão de Bandido